sábado, 7 de maio de 2011

ZON Sagres à lupa !


A Liga ZON Sagres está a chegar ao fim e vai deixar saudades. Saudades de vermos jogos emocionantes como o Porto-Braga (considerado o melhor jogo do campeonato) ou mesmo o 5-0 imposto pelo Porto ao Benfica. No entanto não só isto se tornou positivo…
Este ano foi um ano glorioso para Portugal que consolidou o 6º lugar, alargando a vantagem para a Rússia e aproximando-se da França. Quanto a este ano, graças à participação fantástica dos clubes portugueses na Liga Europa, Portugal está em 1º, à frente da Inglaterra e da Espanha.
Voltando ao campeonato, o Porto manteve-se irrrepreensível desde o começo até ao término, apenas só desperdiçando 4 pontos em 28 jornadas. Quanto ao Benfica não se pode dizer que tenha feito um mau campeonato, mas ficou aquém das expectativas.
Os “guerreiros” de Braga cada vez mais são o 4º grande de Portugal e já estão muito próximos da qualidade de jogo do Sporting que, diga-se já, foi a grande desilusão do campeonato, devido aos inúmeros problemas que teve.
Guimarães teve um campeonato regular, sempre na primeira metade do campeonato e alcançando a final da Taça de Portugal. O Nacional é neste momento o 5º lugar e desde a saída de Jokanovic a equipa tem estado a bom nível.
Paços de Ferreira e Rio Ave foram as sensações do campeonato, com o primeiro a ter alcançado o 4º lugar a 1 ponto do 3º.
O Marítimo começou muito mal, mas foi uma das melhores equipas na segunda metade do campeonato. Já o Beira-Mar foi sempre constante mantendo-se no 9º ou 10º lugar.
                Leiria, Olhanense e Académica começaram bem, mas estão em decréscimo.
                O Vitória de Setúbal luta pela permanência já quase certa, enquanto que a Naval e o Portimonense são os lanternas vermelhas.
                Neste campeonato também houve jogadores em destaque que certamente “vão dar o salto”. No Porto toda a equipa fez um grande campeonato, mas houve claramente destaques, como Hulk, Falcao, João Moutinho e Hélton. No Benfica destacaram-se Fábio Coentrão, Salvio e Nico Gaitán.
                Rui Patrício e André Santos estiveram em evidência no Sporting. Alan, Lima, Sílvio, Hugo Viana e Artur Moraes nesta metade final da época ajudaram o Braga nesta época fantástica.
                No Guimarães destacaram-se Nilson e Bruno Teles. Já no Nacional os mais da equipa foram Luís Alberto e Diego Barcellos.
                João Tomás foi goleador e Bruno Gama assistente no Rio Ave. No Paços destacaram-se Baiano pela forma como fazia todo o corredor e triangulava com os médios, Pizzi pela excelência das suas fintas e bonitos golos e André Leão pela polivalência e força que veio dar ao meio-campo pacense.
                No Marítimo destacou-se Marcelo Boeck e o tridente atacante: Djalma, Baba e Kléber. Tatu, Artur e Djamal estiveram em grande no Beira-Mar.
                No Leiria parecia que Carlão fazia a diferença. João Gonçalves destacou-se no Olhanense e vai regressar ao Sporting. Na Académica era Sougou e mais 10. Laionel foi o super-suplente com 5 golos como suplente.
                Nos três mais aflitos destacaram-se Pitbull e Diego do Setúbal, Candeias e Ventura do Portimonense e ainda Edivaldo da Naval.


Fábio Teixeira

 

SONDAGEM #9

Iremos agora iniciar a votações para saber a opinião dos leitores sobre o futuro melhor médio direito do mundo.
            

Queremos saber a vossa opinião sobre a seguinte questão:
        
  • Quem será o futuro melhor médio direito do mundo?





NOTA : Os médios defensivos que estão a votos têm no máximo 23 anos, por isso, não inclui jogadores como Nani, Ramires, Abate ...

RESULTADOS DA SONDAGEM #8


                 Encerrada a 8 sondagem na qual o resultado, na minha opinião foi diferente do por mim esperado.
                A pergunta era: “Quem será o futuro melhor médio defensivo do mundo?” esta sondagem teve, apenas, 12 votos.
                Os resultados foram os seguintes:
1.       André Santos (8 votos)
2.       Busquets (3 votos)
3.       Petrovic (1 voto)
4.       Sandro, Rodwell, Song, Moussa Sissoko (0 votos)

Os resultados foram os esperados? Em quem votou? Será André Santos  o futuro melhor médio defensivo do mundo? Onde poderá chegar? Que outros defesas centrais poderiam ter entrado nesta lista?