João Vieira Pinto um dos melhor ou até melhor segundo-avançado português de sempre.
O pequeno craque português actuou em 5 clubes enquanto jogador: Boavista, Atlético de Madrid, SL Benfica, Sporting CP e SC Braga
Desde cedo o talento do prodígio despontou a para o futebol. JVP estreou-se com apenas 17 anos no Boavista, fez 19 jogos e facturou por 2 vezes. Saiu então de forma, no meu entender, prematura para Espanha mais precisamente para o Atlético de Madrid. Foi claramente um fiasco a sua ida para os colchoneros e logo no ano seguinte assina pelo SL Benfica, onde jogou 302 vezes e marcou por 90 ocasiões. Sporting CP 142 jogos e 32 golos. Boavista FC, o regresso ao ponto de origem, 62 jogos e 13 tentos. Por fim, terminou a carreira em Braga onde contribui para a equipa com 3 golos em 33 partidas.
Acabou o Euro 2000, João Pinto teve várias propostas do estrangeiro por exemplo Manchester United, Chelsea, FC Bayern Muniche, Boca Juniors e também do FC Porto mas viria a assinar pelo Sporting numa transferência que fez correr muita tinta em Portugal, pois a estrela do clube da Luz transfere-se para o grande rival, num negócio do outro mundo para o Sporting CP.
Ao nível da selecção fez parte da geração de ouro. Na minha opinião, basta dizer isto.
O lado negativo da carreira deste senhor do futebol é as suas agressões João Pinto foi conhecido pelo seu comportamento intempestivo dentro de campo, com várias agressões e cartões vermelhos. O momento mais baixo, no entanto, seria a agressão ao árbitro argentino Ángel Sánchez, depois de este ter dado ordem de expulsão numa sequência de lances bastante polémicos, num jogo da fase de grupos do Campeonato Mundial de Futebol de 2002, que lhe valeu a expulsão do jogo e suspensão de toda a sua actividade desportiva por 6 meses.
Como a maioria dos jogadores da nossa geração de ouro tem um currículo basto com 2 Campeonatos do Mundo de sub-20, 2 Campeonatos Nacionais, 4 Taças de Portugal e 2 Supertaças de Portugal.
Parabéns João Pinto e um grande obrigado do futebol nacional!
O que acham deste brilhante jogador? Quem poderá ser o seu herdeiro? Que outros jogadores poderão ser falados com textos como os realizados sobre Ferguson e agora João Pinto?