sábado, 7 de maio de 2011

ZON Sagres à lupa !


A Liga ZON Sagres está a chegar ao fim e vai deixar saudades. Saudades de vermos jogos emocionantes como o Porto-Braga (considerado o melhor jogo do campeonato) ou mesmo o 5-0 imposto pelo Porto ao Benfica. No entanto não só isto se tornou positivo…
Este ano foi um ano glorioso para Portugal que consolidou o 6º lugar, alargando a vantagem para a Rússia e aproximando-se da França. Quanto a este ano, graças à participação fantástica dos clubes portugueses na Liga Europa, Portugal está em 1º, à frente da Inglaterra e da Espanha.
Voltando ao campeonato, o Porto manteve-se irrrepreensível desde o começo até ao término, apenas só desperdiçando 4 pontos em 28 jornadas. Quanto ao Benfica não se pode dizer que tenha feito um mau campeonato, mas ficou aquém das expectativas.
Os “guerreiros” de Braga cada vez mais são o 4º grande de Portugal e já estão muito próximos da qualidade de jogo do Sporting que, diga-se já, foi a grande desilusão do campeonato, devido aos inúmeros problemas que teve.
Guimarães teve um campeonato regular, sempre na primeira metade do campeonato e alcançando a final da Taça de Portugal. O Nacional é neste momento o 5º lugar e desde a saída de Jokanovic a equipa tem estado a bom nível.
Paços de Ferreira e Rio Ave foram as sensações do campeonato, com o primeiro a ter alcançado o 4º lugar a 1 ponto do 3º.
O Marítimo começou muito mal, mas foi uma das melhores equipas na segunda metade do campeonato. Já o Beira-Mar foi sempre constante mantendo-se no 9º ou 10º lugar.
                Leiria, Olhanense e Académica começaram bem, mas estão em decréscimo.
                O Vitória de Setúbal luta pela permanência já quase certa, enquanto que a Naval e o Portimonense são os lanternas vermelhas.
                Neste campeonato também houve jogadores em destaque que certamente “vão dar o salto”. No Porto toda a equipa fez um grande campeonato, mas houve claramente destaques, como Hulk, Falcao, João Moutinho e Hélton. No Benfica destacaram-se Fábio Coentrão, Salvio e Nico Gaitán.
                Rui Patrício e André Santos estiveram em evidência no Sporting. Alan, Lima, Sílvio, Hugo Viana e Artur Moraes nesta metade final da época ajudaram o Braga nesta época fantástica.
                No Guimarães destacaram-se Nilson e Bruno Teles. Já no Nacional os mais da equipa foram Luís Alberto e Diego Barcellos.
                João Tomás foi goleador e Bruno Gama assistente no Rio Ave. No Paços destacaram-se Baiano pela forma como fazia todo o corredor e triangulava com os médios, Pizzi pela excelência das suas fintas e bonitos golos e André Leão pela polivalência e força que veio dar ao meio-campo pacense.
                No Marítimo destacou-se Marcelo Boeck e o tridente atacante: Djalma, Baba e Kléber. Tatu, Artur e Djamal estiveram em grande no Beira-Mar.
                No Leiria parecia que Carlão fazia a diferença. João Gonçalves destacou-se no Olhanense e vai regressar ao Sporting. Na Académica era Sougou e mais 10. Laionel foi o super-suplente com 5 golos como suplente.
                Nos três mais aflitos destacaram-se Pitbull e Diego do Setúbal, Candeias e Ventura do Portimonense e ainda Edivaldo da Naval.


Fábio Teixeira

 

2 comentários:

  1. Boas,

    Se quiserem fazer uma troca de links fica aqui o nosso: http://mundodesportivoblog.blogspot.com/

    Obrigado

    ResponderEliminar
  2. Boas,

    Se puderem troquem o link do Sporting Visto Por Nós, ali na barra lateral. Agora estamos em http://svpn.blogspot.com

    Obrigado,
    SL

    ResponderEliminar